Querendo imitar Chavez?

Velloso diz que constituinte de Lula cheira a golpe

Agencia Estado

Professor de direito constitucional, o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Velloso disse que a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de convocação de uma Assembléia Constituinte para votar a reforma política "cheira a golpe". Ministros do STF também desaprovam a idéia. No domingo, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai discuti-la. Da reunião deve sair uma posição oficial da entidade.
"Uma convocação de Constituinte nesses termos cheira a golpe", afirmou Velloso. Indagado por que "cheira a golpe", ele respondeu: "Eu não estou dizendo que o presidente Lula tenha essa pretensão. Mas todo César, todo governante que tem pretensões cesaristas, começa assim, convocando uma Constituinte. Foi o aconteceu com Chavez, na Venezuela, e com Pinochet, no Chile."
Velloso disse que uma Constituinte deve ser convocada quando há uma ruptura constitucional. Como exemplo, ele citou a época das Diretas Já. "Ali, milhares de pessoas foram às ruas, havia um ruptura com o sistema constitucional que vinha dos governos militares", afirmou. Ele explicou que diante daquele quadro foi proposta a Constituinte. Na avaliação de Velloso, no momento atual não há essa ruptura. "Temos uma Constituição boa, democrática. O povo está satisfeito com ela", disse. "Penso que é despropositada essa idéia", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Editorial do Estadão, 04/05/2023

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023