Coincidência interessante

Leia este trecho do comunicado do PCC, divulgado pela Rede Globo em razão do sequestro de seu jornalista:

"O Regime Disciplinar Diferenciado agride o primado da ressocialização do sentenciado vigente na consciência mundial desde o ilusionismo e pedra angular do sistema penitenciário. A LEP, já em seu primeiro artigo, traça como objetivo do cumprimento da pena a reintegração social do ondenado, a qual é indissociável da efetivação da sanção penal. Portanto, qualquer modaliade de cumprimento de pena em que não haja constância dos dois objetivos legais — castigo e a reintegração social —, com observância apenas do primeiro, mostra-se ilegal, em contradição à onstituição Federal."


Agora, compare com parte do parecer do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça:

"De pronto, ressalta que o Regime Disciplinar Diferenciado agride o primado da ressocialização do sentenciado, vigente na consciência mundial desde o iluminismo e pedra angular do sistema penitenciário nacional, inspirado na Escola da Nova Defesa Social. A LEP, já em seu primeiro artigo traça como objetivo do cumprimento de pena a reintegração social do condenado, a qual é indissociável da efetivação da sanção penal. Portanto, qualquer modalidade de cumprimento de pena em que não haja a concomitância dos dois objetivos legais, o castigo e a reintegração social, com observância apenas do primeiro, mostra-se ilegal e contraria a Constituição Federal."

Excetuando a troca da palavra iluminismo por ilusionismo, feita pelos bandidos, o trecho é exatamente igual ao do Ministério da Justiça. Esta estranha coincidência está citada no Consultor Jurídico. Nem é preciso fazer qualquer comentário porque, para quem sabe ler, um pingo é letra...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Editorial do Estadão, 04/05/2023

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023