Para pensar (e se preocupar)

País dos bacharéis
O Brasil já tem mais de mil faculdades de Direito
por Maurício Cardoso e Priscyla Costa

Um mil e três. Esse é o número de cursos de Direito em funcionamento no Brasil. Pelo menos até as 13h45 do dia 4 de agosto de 2006. O número, que consta em levantamento divulgado pela Comissão de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB é um espanto e está diretamente relacionado à expressiva marca de advogados com carteira da Ordem, que é de 517 mil inscritos (quantidade que já deve estar superado nesta data).
Os registros se relacionam também com a hiperinflação de acadêmicos de Direito que superlotam os bancos escolares. Segundo o último dado disponível do Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas que faz as estatísticas do MEC, em 2004 matricularam-se nos cursos jurídicos pátrios 533 mil alunos. Esta torrente de estudantes resulta numa onda de 120 mil formandos a cada ano. A estimativa é da OAB.
Em todos os Estados Unidos, funcionam não mais do que 205 escolas de direito, menos portanto que em São Paulo. A Califórnia, estado mais rico e populoso dos Estados Unidos, tem apenas 23 cursos jurídicos, 10% do que tem o estado mais rico e populoso no Brasil.
(Fonte: Consultor Jurídico)

Comentários

Anônimo disse…
É claro que com tantas escolas de "direito", sobram até profissionais para os "pccs"... Nao seria muito melhor se se diminuissem as escolas de direito e se aumentassem as exigências para que delas saíssem os profissionais? Certamente o Brasil sairia ganhando e muito. José Lot
Anônimo disse…
Muita quantidade e pouquíssima qualidade... Sem dúvida são dados preocupantes.
Basta que se veja a quantidade de bacharéis que são reprovados no exame da Ordem todos os anos.
Anônimo disse…
Não desanima! Não desanima!

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Editorial do Estadão, 04/05/2023

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023