Despontando mais um tiranete latino

LA PAZ, Bolívia - O Movimento ao Socialismo (MAS), que lidera o governo boliviano, aprovou nesta sexta-feira em primeira instância uma norma que lhe permitirá controlar a Assembléia Constituinte da Bolívia, que trabalha na elaboração de uma nova Constituição para o país. A sessão foi marcada por incidentes violentos e um grave acidente que deixou um chefe da bancada oficialista em coma.
A Assembléia teve início no dia 6 de agosto na cidade de Sucre, a 424 quilômetros ao sudeste de La Paz. Com maioria na bancada, o MAS conseguiu em primeira instância a aprovação para um regulamento de debates que confere à Constituinte o caráter de "originária", o que significa que estará acima dos poderes estatais constituídos como o Legislativo e o Judiciário, e impõe a maioria simples dos votos como critério para que novos artigos da Constituição sejam aprovados.
Em um acalorado debate, a oposição se retirou com a ameaça de iniciar uma campanha internacional para denunciar a suposta ilegalidade do oficialismo, pois as normas vigentes estabelecem que a nova Constituição deve ser votada por apenas um terço da Assembléia. (Agência Estado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023