Um fio de esperança

Segue, abaixo, trecho da revista britânica "The Economist", segundo o qual o segundo turno para as eleições presidenciais representa derrota para o governo Lulla.

Transcrevo o texto porque não encontrei, na imprensa nacional, nenhuma análise com esta conclusão. Foi extraído da página do jornalista gaúcho Diego Casagrande (www.diegocasagrande.com.br), que tem artigos muitos interessantes sobre os mais variados assuntos, em especial de política.

Economist: Resultado da eleição foi uma “derrota” para Lula

05.10, 17h13

A revista britânica The Economist desta semana afirma que o resultado da eleição brasileira para Presidência foi inesperado para Luiz Inácio Lula da Silva, e que constituiu uma “derrota” para o petista. Segundo a publicação, Lula – que tinha uma reeleição garantida até a semana passada – “irritou os brasileiros”.

The Economist cita o escândalo do dossiê Vedoin e o envolvimento de petistas no episódio, analisando onde Lula falhou. “Ao invés de se desculpar ou explicar, Lula não compareceu ao debate televisivo final com seus rivais.” E sintetiza: “Os eleitores reagiram contra isso. O primeiro lugar obtido por Lula, com 48,6% dos votos, é realmente uma derrota”.

“Ele agora terá que enfrentar um inesperado segundo turno contra Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, que ficou apenas sete pontos atrás e muito à frente no que diz respeito ao moral e momento de campanha”, diz ainda a reportagem.

Chance

A Economist afirma que, embora o presidente Lula ainda seja o favorito para vencer o segundo turno, Alckmin, “que até alguns meses atrás era pouco conhecido fora de São Paulo e considerado muito apagado para causar uma impressão, tem agora uma chance real” de vencer a eleição.

Além disso, o candidato tucano conta com o apoio de aliados regionais que tiveram uma performance melhor do que a dele na eleição. Lula planeja uma estratégia similar. “E no próximo debate, Alckmin não estará diante de uma cadeira vazia”, concluiu a revista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023