Mãe Dinah da economia


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira, 27, que em menos de quatro anos o Brasil será a quinta maior economia do mundo, em termos de Produto Interno Bruto (PIB), superando a França. Fonte: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,brasil-vai-ser-5-economia-do-mundo-antes-de-2015-diz-mantega,97429,0.htm

Este Ministro da Fazenda do Brasil é um sem-graça. Ou talvez tenha alguma graça, porque acaba sendo uma piada.  Não acerta uma previsão. No início de 2.012, dizia que o PIB do  Brasil cresceria 4,5%; cresceu 0,9%.

Se fosse fazer previsão sobre o finado beiçola de Caracas, diria o ministro que Chávez teria 23% de possibilidade de se recuperar, embora já morto e enterrado. Ele, na realidade, não sabe nada de economia e nem fica envergonhado em dizer e desdizer-se constantemente.

Não acerta a inflação do ano (que, por sinal, está disparando sem qualquer controle do Banco Central) e quer fazer previsão para quatro anos adiante. Vai ser cara-de-pau assim em outro lugar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023