Pequenos ditadores


Somos atazanados diariamente pela conduta de inúmeros burocratas de plantão que nos impõem obrigações, encargos e ônus indevidos. Fazem isto para demonstrar sua “autoridade”. Entretanto, apenas se revelam pequenos ditadores que vão, aos poucos, cerceando nossos direitos.

Acabo de ler que um juiz eleitoral, não atendida sua ordem de retirada de um vídeo no You Tube que faria referências negativas a um determinado candidato - ordem esta em manifesta afronta ao direito de livre expressão garantido constitucionalmente a cada cidadão -, mandou  bloquear o acesso ao site de vídeos do Google em todo o estado.

É lamentável a atitude do juiz que o transforma  em censor.  Sua obrigação, como magistrado, é garantir as liberdades democráticas estabelecidas na constituição federal. Se alguém se julga prejudicado pelo vídeo, que processe criminal e civelmente o seu autor. Jamais mandar tirar o vídeo ou violar o direito de todos os cidadãos do estado em ter livre acesso ao You Tube.

Imaginem uma pessoa desta com um pouco mais de poder em um país com estruturas democráticas não tão sólidas como no Brasil. Transformar-se-ia, em pouco tempo, em mais um tiranete latrino-americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023