Petralha não gosta da liberdade de imprensa. Por isso, a Folha teve que ir até o STJ para obter as informações sobre publicidade do governo



Ação da Folha obrigou o governo a revelar gastos

DE BRASÍLIA

A decisão judicial que obrigou as estatais a detalhar seus gastos com publicidade foi tomada depois que o governo federal negou à Folha o pedido de obtenção desses dados.

A requisição foi feita e negada em 2011. O jornalista Fernando Rodrigues, hoje do UOL --empresa do Grupo Folha--, e o jornal, representado pela advogada Taís Gasparian, entraram então com uma ação na Justiça.

Após decisão dando ganho de causa à Folha, o governo propôs, primeiro, fornecer apenas os gastos feitos até 2011, afirmando que esse era o ano do pedido.

Depois forneceu dados, mas sem detalhar os valores despendidos por cada um dos órgãos em cada veículo de comunicação, nem os gastos das estatais.

A Secom alegou que tornar esses detalhes públicos poderia prejudicar sua capacidade de negociar preços com os veículos. Após vários recursos, o caso teve decisão final no Superior Tribunal de Justiça em novembro, cumprida nesta semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de Wilson Gomes - 'Crítica cultural ou vigilância moral?' - Publicado em 08/01/2025 no Boletim do Meio Político - Canalmeio.com.br

Editorial do Estadão, 27/01/2025 - 'A arte lulista de iludir'

Editorial do Estadão, 01/02/2025 - 'Justiça Eleitoral não é fiscal de discurso'.