Estado policial

A Polícia Federal fez mais uma de suas operações midiáticas. Contra os mais elementares princípios de direito, levou a imprensa para documentar a prisão de inúmeras pessoas que estão sendo investigadas em inquéritos policiais dos quais os investigados não têm conhecimento. Muito menos conhecem as acusações que pesam contra eles, pois ainda não foram ouvidos e os advogados não conseguem ter acesso aos autos.

Mesmo assim, contra eles é expedida ordem de prisão que, por certo, serão revogadas nos tribunais superiores. O problema é que até que isto aconteça, a imagem das pessoas já foi jogada no lixo.

Admitindo que os presos tivessem culpa em cartório, este não seria o procedimento adequado. É regra elementar em direito que o acusado deve ter conhecimento da acusação que lhe é feita. Sem isto, é absurda a prisão, porque não existe processo secreto.

Espero que um dia o Brasil deixe de ser um estado policial para ser democrático e de direito. Parece que vai demorar um pouco, mas a esperança é a última que morre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023