Dois pesos e uma medida?



Para o PT, a delação de Joesley contra Temer é válida e verdadeira, as contra Lula, ilegais e mentirosas

Por Redação Ucho.Info -

29 de Junho de 2017

O universo político brasileiro é desprovido de coerência, o que faz com que casos semelhantes sejam tratados de maneiras distintas, dependendo do interesse de quem os trata. Gazeteiro profissional e considerado por muitos um animal político, Lula é responsável pelo período mais corrupto da história nacional, como mostram as ações penais em que o petista-mor é réu.


Desde a primeira denúncia envolvendo Lula em caso de corrupção e outros crimes correlatos, petistas e esquerdistas de todas as correntes, a mando do patrão, afirmam de forma recorrente que as acusações são frívolas e que os “meninos” da Operação Lava-Jato deveriam ser responsáveis antes de fazer qualquer acusação. É fato que os integrantes da força-tarefa agem como vedetes do teatro rebolado, mas não se pode afirmar que sejam irresponsáveis. Não máximo é possível dizer que são histriônicos e agem vez por outra de maneira questionável.


Voltando ao ex-presidente… Em pelo menos um caso há provas incontestáveis sobre envolvimento de Lula em corrupção: o do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, no interior paulista. O enredo do escândalo não convence, mas os advogados do ex-presidente insistem em alardear sua inocência. Mesmo assim, Lula cobra das autoridades a comprovação da sua culpa.


De igual modo, o ex-metalúrgico afirma reiteradamente que os delatores foram cooptados pela força-tarefa da Lava-Jato apenas porque existe em marcha um projeto para aniquilar o Partido dos Trabalhadores, legenda que de maneira acertada já foi comparada a uma organização criminosa. E quem disse isso é um candidato a criminoso prestes a ser chancelado como tal pela Justiça.


Há dias, horas após a absolvição de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, decisão tomada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a presidente nacional do partido, Gleisi Helena Hoffmann, divulgou nota cobrando maior responsabilidade em relação às delações. Vaccari foi condenado pelo juiz Sérgio Moro com base em depoimento de colaboração premiada, o que é proibido por lei.


Por outro lado, tanto Lula quanto Gleisi creem que é válida a suspeita delação premiada do empresário Joesley Batista, dono da JBS, que colocou o atual presidente da República no olho de um agitadíssimo furacão político. Tanto é assim, que ambos, Lula e Gleisi, têm usado o escândalo que surgiu na esteira da delação de Joesley para torpedear o Palácio do Planalto, exigindo a renúncia do presidente da República e a realização imediata de eleições diretas. Isso porque no caso em questão não é preciso se preocupar com a delação.


Ora, se os depoimentos dos delatores que acusam Lula são inválidos, mesmo que recheados de provas, não há razão para ser válida a delação em que Temer é acusado de corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa.


Muitos podem pensar que o UCHO.INFO está a defender Michel Temer, mas não é o caso. Aliás, não assumiríamos esse papel mesmo com procuração específica para tanto. O que estamos a cobrar é isonomia de tratamento por parte da Justiça, dos políticos e principalmente da imprensa, que desde março de 2014, quando estreou a Operação Lava-Jato, alimenta-se no cocho dos escândalos, sem se preocupar com a coerência jornalística. Afinal, o desserviço prestado à opinião pública é coisa pequena se a audiência elevada estiver garantida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Editorial do Estadão, 04/05/2023

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023