Confirmado: Brasil é uma plutocracia. Ou, se quiserem, uma gatunocracia

Vejam que interessante foi publicado no "Diário do Poder", de Cláudio Humberto:


O Tribunal de Contas da União (TCU) pode tomar decisão que vai orientar o pagamento do auxílio-moradia para seus integrantes e de todos os tribunais de contas estaduais, municipais e do Distrito Federal, mesmo para aqueles que possuem imóvel próprio, nesta quarta-feira, 21.

A corte deve discutir se adota ou não as mesmas regras usadas pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público, que generalizaram o pagamento do benefício – fixado em R$ 4,3 mil – para todos seus integrantes.

O relator do caso, ministro Raimundo Carreiro, afirmou à reportagem que vai sugerir aos colegas que aceitem as regras das outras instituições. Segundo ele, é preciso aplicar a simetria estabelecida pela Constituição entre o TCU e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), órgão que já adota o pagamento generalizado.



Se você levar em conta que o TCU é o órgão encarregado de fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público proveniente dos impostos escorchantes que todos os brasileiros pagam, verá que estamos nas mãos de uma plutocracia, para ser menos severo.

Eles não consideram irregular os juízes ganharem os adicionais imorais com que são premiados os magistrados. Querem é equiparar-se a eles no usufruto das benesses, aplicando para eles as mesmas regras. 

No Brasil é sempre assim: a isonomia, a equiparação, é sempre para cima. Ninguém, mesmo sabendo da ilegalidade e/ou imoralidade de um benefício pleiteia o seu fim. Querem é apropriar-se dele, também. De maneira que passa a ser aceitável (para eles, é claro), desde que todos recebam. 

Nunca foi tão aplicada a velha máxima, cujo autor não me recordo: "Ou moraliza-se a coisa pública ou nos locupletemos todos". Os plutocratas escolheram a segunda alternativa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023