Condutas diversas

Há diferenças de conduta que explicam a enorme diferença entre a quantidade de mortos palestinos e israelenses. A primeira, é que Israel possui um eficiente sistema anti-míssil que destroi os foguetes palestinos ainda no ar, logo após seus lançamentos e antes que atinjam seus alvos. Daí a razão porque milhares de foguetes inimigos causam poucas baixas na população civil. A segunda, é que a população de Israel está treinada para obedecer ao sistema de alerta e proteger-se imediatamente nos abrigos anti-aéreos, que são milhares. Finalmente, a terceira, é que o Hamas usa os próprios palestinos como escudos humanos em suas instalações militares com a finalidade de: a) dissuadir um ataque inimigo dada a existência de civis, ou: b) provocar o maior número possível de baixas entre a população civil para gerar protestos internacionais.

Que os terroristas do Hamas não exitam em usar mulheres e crianças como escudo humano não há dúvida alguma. Um líder dos terroristas fez esta afirmação em vídeo que pode ser livremente visto no youtube (link abaixo).  Além do mais, o exército de Israel tem descoberto plataformas de lançamentos em escolas, hospitais e outros locais de grande concentração de pessoas.

Portanto, estas diferenças não revelam  "reação desproposital" de Israel aos ataques, como querem alguns - inclusive o vergonhoso governo brasileiro -, mas a conduta moral e ética dos dois lados envolvidos na contenda, que pode muito bem ser representada pelo desenho abaixo.




Link do vídeo do Hamas admitindo o uso de escudos humanos: https://www.youtube.com/watch?v=eQ6S0-o3uFI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de Wilson Gomes - 'Crítica cultural ou vigilância moral?' - Publicado em 08/01/2025 no Boletim do Meio Político - Canalmeio.com.br

Editorial do Estadão, 27/01/2025 - 'A arte lulista de iludir'

Editorial do Estadão, 01/02/2025 - 'Justiça Eleitoral não é fiscal de discurso'.