Com humor se criticam os costumes (versão do clássico "Ridendo castigat mores" dos romanos)


Homem com diarreia defeca em exposição e ganha prêmio da UFF de “melhor performance”

ImagemO auxiliar de serviços gerais Marcos Marcondes Marcorneide Marcola Matos de Miranda protagonizou uma cena na noite de ontem que, segundo críticos de arte, foi “o mais inovador e revolucionário em termos de arte que a cidade de Rio das Ostras já viu nos últimos dias”.
Marcos fazia a limpeza de rotina num salão do Polo de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense, onde uma hora mais tarde seria feita a vernissage de abertura da exposição “artes neo-pós-contemporânea da segunda década do século XXI”.
No evento seriam expostas obras de artistas locais e estrangeiros, que pretendiam “inaugurar um novo conceito em arte”, além de contar com performance do conceituado artista japonês 立方を提供します, que iria apresentar seu famoso número no qual ele come a própria bunda.
Poucos minutos antes do salão ser aberto, Marcos teve uma diarréia, e tentou segurar até poder se evadir do loca.
“Travei o cu, pois minha intenção era correr pro banheiro mais próximo, mas fui impedido pelo grande fluxo de pessoas que entraram na sala. Tive que segurar e me curvei sobre meu próprio corpo e fiquei andando de um lado pro outro batendo os pés”, explica Marcos. “As pessoas começaram a me arrodear, achando que era uma performance, o que dificultou ainda mais a minha saído do local. Não aguentei e caguei ali mesmo. O interessante é que quando as pessoas notaram que eu tinha me borrado, aplaudiram de pé”, explica Marcos sem conter o sorriso.
“Nunca tinha me dado conta do meu talento”, declara Marcos, que pela “performance” ganhou um prêmio milionário da Universidade.
“Vou pegar essa grana e me dedicar à minha carreira de artista. Já fui convidado para fazer a performance em várias universidades brasileiras”, fala com orgulho.
A ousadia em termos de arte tem sido uma constante na UFF.
O professor Daniel Caetano, chefe do Departamento de Artes e Estudos Culturais da UFF, que outrora defendeu o evento “Xereca satânik” (CONFIRA) disse que Marcos é um grande artista e que sua performance é um tapa na cara dos conservadores que acham que merda e arte não podem ser a mesma coisa.

(copiado de: http://joselitomuller.wordpress.com/2014/06/03/homem-com-diarreia-defeca-em-exposicao-e-ganha-premio-da-uff-de-melhor-performance/) 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023