Pura demagogia


Todo mundo fala em meio ambiente, sustentabilidade, etc. etc.  Palavras que estão na moda.  E, normalmente, quando se lê algo a respeito, sempre se vê, anexado ao texto, a foto de um macaquinho simpático.

Domingo passado, no Fantástico, a repórter das catástrofes, Sonia Bridi, para falar do excesso populacional no mundo,  teve a ousadia de dizer que ele poderia por em risco os orangotangos de um país cujo nome não me recordo.

Esses demagogos se esquecem de que o principal elemento do meio ambiente é o homem. É para ele que o mundo foi feito e é a ele que deve ser dirigido todo o cuidado na sua preservação.

Isto posto, você viu alguém falar em tratamento de água e de esgoto no dia do meio ambiente? Você viu alguém falar de coleta seletiva de lixo? Você viu alguém fazer campanha para não jogar lixo fora do lugar?

Certamente não. É porque isso não dá ibope... Neste mundo de demagogos e picaretas, o ser humano não é importante. Importante é “preservar a natureza” com ações midiáticas, como se o mundo tivesse algum sentido sem o homem nele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023