A força do lobby

Extraído da entrevista do presidente da Abeiva - Associação Brasileira das Empresas Importadora de Veículos Automotores ao Estadão de hoje:

Por que vocês acreditam que o governo tomou essa decisão?

Não tenho dúvida de que isso foi um pedido das montadoras. Porque nós estamos mostrando para o brasileiro quanto custa o carro lá fora. O carro brasileiro é um dos mais caros do mundo e nós estávamos incomodando, fazendo com que eles trouxessem o preço do carro para a realidade. A medida acaba com o balizamento de preço de carros no Brasil.

Acho que ninguém tem dúvida de que a medida do governo foi para proteger as fábricas de automóveis instaladas no Brasil. É uma autêntica reserva de mercado. Para o governo, o consumidor que se dane! Pouco importa se continuaremos pagando os maiores preços do mundo nos automóveis.

E depois querem chamar o Brasil de país capitalista... Uma ova! Se fosse capitalista, a indústria local teria que se adequar aos preços dos importados. Concorrer com eles, sem qualquer apadrinhamento do governo. O benefício seria do consumidor e não das indústrias.

Comentários

nerio disse…
Certamente o preço dos veículos não faz sentido. Mas como tantas outras coisas: energia; água; vestuário; etc.

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de Wilson Gomes - 'Crítica cultural ou vigilância moral?' - Publicado em 08/01/2025 no Boletim do Meio Político - Canalmeio.com.br

Editorial do Estadão, 27/01/2025 - 'A arte lulista de iludir'

Editorial do Estadão, 01/02/2025 - 'Justiça Eleitoral não é fiscal de discurso'.