Empobrecemos muito em vinte anos


Em duas décadas, ao menos sete “povos” ficaram mais ricos que os brasileiros

Publicado porMarlos Ápyus

Publicado em 23 de novembro de 2017



De acordo com o Banco Mundial, argentinos, chilenos e uruguaios já são mais ricos do que brasileiros.

No momento da redação deste texto, o Brasil tem a nona maior economia do mundo. Mas, com o PIB ainda minguado em decorrência do trágico governo Dilma, corre sérios riscos de ser superado em breve por nações como Canadá, Coreia do Sul, Rússia, Austrália e Espanha, desabando para a 14ª posição.

Tal resultado, contudo, advém do fato de o país ter a sexta população do mundo. Quando o que é produzido em território nacional é dividido pelos habitantes, descobre-se que, a depender de quem faz o levantamento, os brasileiros estão entre os 62º e 76º mais ricos do mundo.

O pior resultado, claro, vem do maior ranking, o das Nações Unidas, que considera 211 governos.

A Fundação Índigo se ateve à pesquisa do Banco Mundial, justo a que traz o melhor resultado, uma vez que possui apenas 178 “concorrentes”. Nesta, sete nações ultrapassaram o Brasil no intervalo de 20 anos. O gráfico, contudo, não inclui os resultados de 2016, quando país foi também superado pela Maurícia, Malásia, Romênia, Granada e Rússia.

É ainda importante ressaltar que a média mundial em 2016 foi de 10.151 dólares por pessoa. E que o Brasil já surge abaixo dela, com pib per capita em 8,650 dólares.

De acordo com o Banco Mundial, argentinos, chilenos e uruguaios já são mais ricos do que brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Editorial do Estadão, 04/05/2023

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023