Post interessante no Blog Imprensa Marrom


"PIG": ORWELLIANISMO À MODA DA PETISTOSFERA

Os defensores do Governo Federal, de boa-fé ou penas de aluguel, gostam de usar essa tal sigla "PIG" (Partido da Imprensa Golpista), ao fazer referência à imprensa, as corporações midiáticas (ui), alegando que todos procuram derrubar uma gestão esquerdista para implantar novamente o neoliberalismo. Pois é, eles pensam assim (alguns não pensam, mas dizem isso por conveniência).
É tudo bobagem, óbvio.
Há alguns exemplos recentíssimos que desmentem essa bobagem. Se houvesse uma imprensa efetivamente oposicionista, e nem digo "golpista", teríamos ouvido falar muito mais de algumas coisas como:
- Submarinos franceses que NÃO submergem (como constatado pelo governo da Malásia, um dos poucos que também o compraram, assim como o Brasil). Quem mais sabe disso?;
- Caças franceses comprados na base da canetada ministerial, CONTRARIANDO PARECER DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA - restando a pergunta "quem entende mais do negócio?" (e coube à imprensa supostamente "golpista" falar de forma técnica sobre o caso);
- Fusão Oi + BrT, com modificações das normas da Anatel e decreto presidencial mudando regras outrora vigentes. Além disso, aporte zilardário do BNDES e empréstimo recorde do Banco do Brasil, beneficiando o mesmo grupo que aportou milhões na empresa do filho do Lula. Falaram disso, na imprensa, duas ou três vezes. Não é "golpismo", mas num país civilizado a discussão seria outra e todos aqui sabemos disso;
- Após QUARENTA ANOS, a Petrobras importará gasolina. Isso mesmo, justo agora que declarou "autosuficiência petrolífera", a empresa comprará o combustível da Venezuela. São 2 milhões de barris que, segundo informações técnicas, precisaram ser comprados em razão da "crise do etanol". O que sai na "imprensa golpista"? Como sempre, notas frias e comentários amenos;
- Por fim, o PAC. No último balanço publicado, os números foram tão mandrakeados que não apenas incluíram números de estados e municípios, mas também investimentos privados e até mesmo EMPRÉSTIMOS. Sim, empréstimos. Fulano toma dinheiro, A JUROS, paga tudo direitinho, mas, pelo fato de tê-lo feito por meio de banco público, ENTROU NA CONTA DO PAC. Mantendo apenas o que é de competência do Governo Federal, temos aqueles 10% de coisas executadas, a vergonha de sempre. Mas o que o "PIG" falou sobre o tema? Pediram a cabeça de alguém? Não. Somente apontaram a disparidade.
Mas, afinal de contas, por que odeiam tanto essa imprensa? Simples: eles não gostam de debate, não gostam de opiniões divergentes, não aceitam qualquer forma de diálogo. Alguém já foi para um evento petistosférico com a denominação "debate"? São pessoas COM A MESMA OPINIÃO, às vezes seis ou sete ou até dez, todas na mesa, umas concordando com as outras. Só acabam brigando na hora de escrever algum documento, pois um pretende adotar um termo mais escalafobético que o outro. Daí, marcam outra reunião.
E a intolerância com a mídia também se explica quando olhamos para os países que eles admiram e notamos o tipo de imprensa que existe (ou é permitido existir) por lá. Ou ainda, no mesmo sentido, procuramos pelas publicações, sites e blogs que eles consideram "bons" - e, se for o caso, checar quem os patrocina ou neles anuncia.
Essa é a "boa imprensa". Liberdade, para eles, é sinônimo de golpismo. E com esses termos meio estranhos, quase que literalmente orwellianos, acabam por apoiar ou mesmo legitimar algumas barbáries antidemocráticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023