Falta de responsabilidade

O deputado Waldir Neves (PSDB-MS) apresentou projeto na Câmara Federal propondo a extinção do exame da OAB para o ingresso de novos advogados no seu quadro, e sua substituição por estágio supervisionado por 24 meses para os bacharéis que pretendam atuar como advogado.

A proposta é incorreta. O exame de ordem existe porque os cursos jurídicos, de modo geral, não têm qualidade. Não é uma solução. É uma forma de se evitar que incapazes possam atuar como advogados, já que a OAB não tem poder para fechar os cursos "caça-níquel". O estágio supervisionado simplesmente seria um "complemento" no curso de direito. Com o tempo, iria para o mesmo caminho da maioria das escolas atuais, isto é, não ensinaria nada. Seria apenas mais uma "formalidade" a ser cumprida para o ingresso na Ordem.

O deputado deve saber que o ideal é um maior rigor na fiscalização e criação de cursos jurídicos, de forma que os que não ensinam sejam simplesmente fechados. Mas, aí, a história é outra. Quem quer tomar medidas antipáticas indo contra o lobby do ensino superior no Brasil?

Comentários

Anônimo disse…
Meu Deus, quem não consegue tirar míseros 5,0 na prova da Ordem mostra que é incapaz de advogar. O exame qualificatório deve ser estendido às outras profissões.
Carlos Malinowski

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de André Lajst, O Globo, 21/01/2024

Artigo de Natália Pasternak, O Globo, 21/08/2023

Artigo de Carlos Andreazza, O Globo, 02/06/2023