Uma lição que vem do centro velho de São Paulo. Fernando Schuler. Estadão, 20-06-2026.
Uma lição que vem do centro velho de São Paulo Muita gente quer fazer com que aquela experiência simplesmente desapareça Por Fernando Schüler 20/06/2026 | 09h00 “Por que funciona”, me responde o professor, em um tom pausado e reflexivo. Ele trabalha no Liceu Sagrado Coração de Jesus , no centro de São Paulo , muito próximo do que um dia foi a cracolândia, de triste memória. A pergunta que lhe fiz era simples: se aquela escola funciona bem, entre as melhores da rede municipal de São Paulo, por que há tanta gente contra? Processos de partidos políticos, de um órgão de Estado, dos sindicatos? “Esta escola mostra algo que ninguém quer enxergar”, completou o professor, “como um modelo simples de parceria do governo com uma escola confessional, católica, particular, pode funcionar muito bem. O que é inaceitável para muita gente”. Assisti a este diálogo em uma tarde quente de segunda-feira, no centro de São Paulo, numa visita ao Liceu. A escola ia fechar. O centro de São Paulo havia ficado po...